top of page
FESTA ROLÊ DAS FANCHAS | Aniversário 3 Anos das Fanchecléticas
FESTA ROLÊ DAS FANCHAS | Aniversário 3 Anos das Fanchecléticas

jue, 21 jul

|

Centro

FESTA ROLÊ DAS FANCHAS | Aniversário 3 Anos das Fanchecléticas

Rolê das Fancha Evento Gratuito, passaremos o chapéu - apoie também pelo site www.fanchecleticas.com Quando: 07, 14 e 21 de Julho, sempre às 19h30 Onde: Teatro Espanca - R. Aarão Reis, 542 - Centro

O registro está fechado
Ver outros eventos

Horario y ubicación

21 jul 2022, 19:30 – 22 jul 2022, 22:30

Centro, R. Aarão Réis, 542 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30120-000, Brasil

Acerca del evento

ROLÊ DAS FANCHAS, evento cultural que fomenta existências plurais nas artes em Belo Horizonte

A Coletiva Fanchecléticas realiza nos dias 07, 14 e 21 de Julho, o evento Rolê das Fancha no Teatro Espanca. Uma ação gratuita, com apoio online e colaborativa entre as entidades, para fomento da cena artística e LGBTQIAP+ de Belo Horizonte.

O convite do Rolê das Fancha é para todas as pessoas que desejam movimentar a cena cultural, e  celebrar sua existência LGBTQIAP+ junto a coletiva Fanchecléticas. Para apoiar o evento independente é possível contribuir através dos convites adquiridos pelo site www.fanchecleticas.com e para saber mais sobre a programação, acompanhe as redes sociais da Coletiva Fanchecletivas, no instagram @fanchecleticas.

Durante o mês de julho, nas quintas-feiras, a partir das 19h30, o baixo centro estará ocupado pela diversidade das artes fanchas com ações do audiovisual, literatura, teatralidades e músicas, todas feitas por sapatonas, bi, pan e transsexuais.  O Rolê das Fancha conta com artistas plurais, Cine Sapatão (SP), Breve Cia de Teatro (BH), Dj Bebela, e as Artes Sapas (MG), são algumas das convidadas para compor a programação artística do evento no Teatro Espanca.

No vocabulário sapatão, “fancha” é um termo utilizado para designar mulheres homossexuais, lésbicas e sapatonas. “Espaços de convívio e trocas afetivas para a comunidade LGBTQIAP+ sempre essenciais para a política e cultura do País. Nós da coletiva, sentíamos falta de ver em cena corpas como as nossas, vivências que dialogassem com as nossas realidades. É por isso que nós incentivamos esses encontros e espaços, onde a pluralidade esteja em pauta, dialogando com a potência de transformação política e cultural para a cidade.”, conta Letícia Bezamat, designer e atriz na Coletiva Fanchecléticas.

O evento

No primeiro dia 07/07, o Rolê das Fancha será guiado pelo “Encontros Sapatônicos", com sua primeira realização no Cine Humberto Mauro, a realização audiovisual retorna a nossa cidade, mostrando o cinema independente feito por pessoas lésbipansexuais e não bináries. Serão exibidos três  curta-metragens, como o premiado “SAPATÃO: uma racha/dura no sistema”  do diretor Dévora Mc, e o teaser do curta-metragem documental sobre o Ferros’s Bar, que será lançado pelo coletivo Cine Sapatão (SP) ainda em 2022. Após a exibição, a cineasta Nayla Guerra contará sobre o processo de criação do Ferro’s Bar e a distribuição de pipoca gratuita será uma ação para aconchegar a sessão de cinema.

A noite do dia 14/07, é dedicada à literatura e às teatralidades, a  Breve Cia de Teatro, companhia que investiga a Dramaturgia Negra, o Teatro de Ocupação, o Épico Dramático irá apresentar uma intervenção artística. O sarau “Tesão Fancheclético” vai conduzir a noite literária que conta também, com microfone aberto para recepcionar artistas que tenham o interesse de demonstrar suas artes cênicas.

Todo o evento contará com as Artes Sapas, apoiadora do Rolê das Fancha, além de vestir a Coletiva Fanchecléticas, o ateliê de serigrafia e costura irá expor e vender seus produtos durante a realização do Rolê.

O fechamento do Rolê das Fanchas, será no dia 21/07, com intervenções artísticas abertas pela Coletiva Fanchecléticas em comemoração aos seus três anos de resistência. A atração principal da noite será a DJ Bebela Dias que tem ênfase musical na vertente da música preta, relacionado aos gêneros e seus respectivos subgêneros do Rap, R&B, Soul, Ragga, Samba, BASS, Funk e House. Para fechar a noite de celebração das existências plurais, o atemporal “Parabéns” terá o acompanhamento de uma torta Fancha!

Histórico Fanchecléticas

A Coletiva Fanchecléticas surge com o intuito de investigar o fazer artístico lésbico, bi e panssexual no teatro, música, poesia e cinema. Assim, se deu a criação da cena curta "Eu não sei você, mas eu sou sapatão", com apresentações no: 20º Festival de Cenas Curtas do Galpão; Virada Cultural de BH; Festival Maria Sapatão (1ª Mostra de Arte Lésbica de Ouro Preto); O Levante (Festival Internacional de Mulheres em Cena); entre outros. Com a pandemia, ocupamos a comunicação digital com os projetos “Papo de Sapa” e “Breja no Brejo”, por onde passaram artistas plurais contribuindo com conversas e trabalhos artísticos. Nasce a “Semana Fancha”, que aconteceu em agosto, mês da vizibilidade lésbica, no intuito de amplificar nossas vozes e compartilhar com as nossas. Nesse mesmo contexto, produzimos o filme “SAPATÃO: uma racha/dura no sistema”, um curta-metragem que tem sido bem recebido por festivais, mostras e público em geral, passando inclusive pela 24ª Mostra de Cinema Tiradentes e ganhando prêmio de melhor direção pelo 19º Festival NOIA.

Rolê das Fancha

Evento Gratuito, passaremos o  chapéu -  apoie também pelo site www.fanchecleticas.com

Quando: 07, 14 e 21 de Julho, sempre às 19h30

Onde: Teatro Espanca - R. Aarão Reis, 542 - Centro

Contato para entrevistas

Nádia Fonseca (produtora e fundadora) -  31 9597-8315

Assessoria de Imprensa - Paula Libéria 31 99892-1589

Entradas

  • Convite apoiadore

    esse convite inclui um valor adicional para contribuir com a produção desse rolê que é independente e sem grana demais. Se puder, compra esse aqui <3

    20,00 BRL
    Comisión de servicio: +0,50 BRL
  • Convite rolêzeire

    esse convite tem o valor mínimo para custearmos parte das despesas do rolê.

    10,00 BRL
    Comisión de servicio: +0,25 BRL
  • Convite social

    exclusivo para quem tá apertade mas vai colar no rolê bem maravilhose.

    5,00 BRL
    Comisión de servicio: +0,13 BRL

Total

0,00 BRL

Compartir este evento

bottom of page